sábado, 31 de maio de 2008

JN nº4


Coimbra
Cidade da Saúde, Cidade do Desporto

O trabalho e a análise feitos com o Pelouro de Desporto da Câmara Municipal de Coimbra sobre a situação actual do Município, estiveram na origem, em 2006, de termos identificado a necessidade de desenvolver um processo de reflexão conjunto, com os técnicos da estrutura municipal e com os agentes desportivos e políticos do concelho, no sentido da construção de um Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo para Coimbra.

Este, deverá converter-se num documento de actuação básico para conseguir o envolvimento dos agentes chave do desporto, assim como para guiar as suas actuações individuais e colectivas para a consecução de um modelo desportivo próprio.

Verificada uma escassa articulação do sistema desportivo, torna-se necessário identificar se esta se fica a dever a uma eventual falta de liderança e coordenação por parte das Instituições Públicas, se a mudanças substanciais nos hábitos desportivos, a respostas autónomas e não suficientemente coordenadas entre os agentes, ou, talvez, a todas estas.

Outra das nossas preocupações, prende-se com a forma de determinar a importância social e económica do desporto em Coimbra.

Pretendemos conseguir indicar de que maneira e em que escala o desporto é motor de geração de riqueza e emprego, como contribui para o aumento da coesão social e fomento das relações sociais (através dos clubes e associações do concelho), de que forma potencia a imagem de Coimbra enquanto concelho moderno e desenvolvido, mas também que oportunidades gera na educação através dos valores próprios do desporto, no acesso à prática desportiva como factor de promoção da saúde/qualidade de vida e assim, garantia de desenvolvimento pessoal no sentido da melhor cidadania.

Na prespectiva da criação de um documento claro, abrangente e durável, iniciámos no passado dia 9 de Maio, reuniões de trabalho e de auscultação de agentes desportivos, líderes de opinião nos seus sectores de actividade, distribuidos em quatro áreas (Desporto Infantil/Escolar/Formação;Desporto de Rendimento; Desporto de Alto Rendimento e Desporto de Participação), que deverão ser tratadas de forma especial, de maneira a serem finalmente integradas no documento que será levado a discussão pública, sugerindo a participação de todos os conimbricenses.

O documento base (estudo prévio) produzido para facilitar o surgimento de contributos, tem sido a base de trabalho dos técnicos municipais e, contém as linhas orientadoras entretanto seguídas, também na elaboração das propostas para o orçamento municipal deste ano.

Até ao final de 2008 Coimbra passará a dispor de um Plano Estratégico de Desenvolvimento, numa área da gestão autárquica crescentemente exigente e visível, que influencia decisivamente o bem estar de toda comunidade e de cada um dos cidadãos, o Desporto!