sábado, 31 de maio de 2008

JN nº5


Tempo; Talento; Dinheiro.

Coimbra viveu, recentemente, momentos de grande euforia com a equipa de Basquetebol da sua (nossa) Académica.

As meias finais da Pro Liga frente ao Guimarães, levaram ao municipal Pavilhão Multidesportos excelente espectáculo, sobretudo no primeiro jogo em que batemos os vimaranenses e, muitos conimbricenses a apoiar os estudantes, com um entusiasmo há muito desaparecido da cidade, no que toca o Basquetebol da Académica.

Os anos dourados dos títulos de Campeões Nacionais vão longe: 1949, 1950, 1955, 1959 para os cavalheiros e, 1959, 1960, 1964, 1968, 1969, 1970, 1972, 1973, 1974, 1976, para as senhoras.

Há 17 anos que a Académica não acedia à divisão principal do Basquetebol português.

Este ano, já garantiu presença na prova primeira da Federação Portuguesa, tendo encontro(s) marcado(s) com Ovarense, Porto, Benfica, Guimarães e outros conhecidos de longa data.

O que fará, então, despertar Coimbra para, com entusiasmo, assumir a certeza de querer estar sempre presente com esta sua equipa nestes desafios?

Como estará Coimbra disposta a participar na construção de um projecto sólido que garanta a representação da Cidade e da Academia com dignidade e capacidade competitiva na divisão principal do Basquetebol nacional?

Temos o privilégio de ter condições excepcionais nesta equipa.

A Académica dispõe de um dos mais categorizados e qualificados treinadores nacionais de basquetebol, o Prof. Norberto Alves. Se choramos a sua ida para o Benfica (como já aconteceu), porque é que não lutamos para lhe garantir as condições para o melhor desempenho?!

Para atingir o sucesso desportivo, como o próprio Norberto Alves afirma, as equipas dependem de tempo, talento e dinheiro.

No caminho para a excelência desportiva a Académica vai necessitar de dinheiro para juntar mais talento ao talento que já tem.

Gustavo Pires, no seu livro “Agôn O jogo de Zeus”, alerta para a forma de lidar com “…o comercialismo que hoje envolve o mundo do desporto sem se deixar contaminar por ele.” Mas também afirma “O desporto é um efectivo transmissor de imagens, ideias, conceitos e valores. Desde a performance dos atletas e das vitórias das equipas nacionais(…) o desporto, (…) tem cada vez mais impacto nos sistemas nacionais de comunicação de massas.”

É aqui, a meu ver, que as grandes empresas estabelecidas em Coimbra, têm, simultaneamente, a obrigação de usar o Basquetebol como veículo transmissor dos seus valores e a oportunidade única para dizerem obrigado à cidade que tudo lhes dá.

O tempo é que escasseia. A Académica (garantido que está desportivamente esse direito) terá que decidir se avança (com os pés no chão) para esta “aventura” que é o campeonato nacional, até ao próximo dia 7 de Junho…

Notas:

  1. As Taças da Associação de Futebol de Coimbra ficaram na cidade. Parabéns ao Vigor (Futebol) e ao Santa Clara (Futsal), por esta dobradinha de Coimbra e por me terem permitido participar em ambas as festas.
  2. Parabéns à Universidade de Coimbra pelo Prémio Micheletti 2008, que distingue o melhor e mais inovador museu em ciência, técnica e indústria, atribuído ao Museu da Ciência da UC.