sábado, 15 de novembro de 2008

Mal me QREN



As verbas do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) dirigidas para a área do desporto foram enquadradas pelo Governo, em dois programas fundamentais: um, destinado a equipar com relvados artificiais os concelhos que não dispusessem de qualquer campo relvado; outro, com o objectivo de criar uma rede nacional de Centros de Alto Rendimento Desportivo (CARD).
Relativamente ao primeiro, o critério parece ter-se prendido com a vontade do Governo de não haver crianças em Portugal que só pudessem ver campos relvados pela TV.
Argumento aparentemente justo e bem intencionado (mesmo que o número de praticantes, ou potenciais praticantes, nalguns casos, não permitisse a formação de uma única equipa), mas que deixa de fora todas as crianças que nunca viram o mar, mesmo que a sua modalidade desportiva seja a vela (“de rio”).
Será pois justo pedir o mar para estas crianças tão portuguesas como as demais!
O que dizer ainda a todas as crianças, que vivendo numa freguesia maior que muitos concelhos do país, sendo praticantes de futebol, nunca tiveram acesso a campo relvado e ficaram de fora das contas do Governo?
Em Coimbra, assumiu a Câmara Municipal dar resposta a centenas de crianças praticantes de futebol, completamente ignoradas pelo poder central e, aos praticantes de vela, enquanto esperam pelo mar do Governo, foi a Câmara Municipal a garantir-lhes as condições para que possam ir velejando no Mondego.
Quanto aos Centros de Alto Rendimento Desportivo, parece que também neste programa ficou Coimbra completamente fora dos planos do Governo.
É tal o preconceito deste Governo socialista contra Coimbra e os conimbricenses, que nem se dignou a responder à solicitação de parecer emitida pela Câmara Municipal (obrigatória por indicação do próprio Governo) relativa a projecto de Alto Rendimento Desportivo, que prevê a construção de quatro campos relvados, três pavilhões desportivos e todas as Infraestruturas de apoio (incluindo Laboratório de Análise do Treino da Faculdade de Ciências do Desporto da UC) e a que adiram Federações Nacionais como as de Futebol, Patinagem ou Ginástica.
Sem apresentar qualquer critério para o destino dado a Milhões de Euros para CARDs, fecha os olhos o Governo a que Coimbra tem centralidade, vias de acesso, massa crítica, capital humano e alguns equipamentos de Alto Rendimento pagos a 100% pela autarquia, que até vão sendo utilizados, sem contrapartidas, por atletas integrados nos programas de Alto Rendimento do mesmo Governo!...


PS: Quanto aos equipamentos na cidade de Coimbra com gestão da responsabilidade do Governo, a piscina de Celas, fechou em Julho para não mais abrir, o Choupal, o Estádio Universitário e a Pousada da Juventude, atingiram níveis de degradação inaceitáveis.

Luis Providência