sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Prémio Sakharov 2007



Vitória do candidato do Darfur


A Conferência de Presidentes, órgão que congrega os Presidentes dos Grupos Políticos do Parlamento Europeu, decidiu hoje, em Estrasburgo, atribuir o Prémio Sakharov 2007 ao advogado e activista dos Direitos Humanos sudanês Salih Mahmoud Osman.

Osman colabora com a Organização Sudanesa contra a Tortura, representando gratuitamente muitas das vítimas da guerra civil. A sua luta acarretou-lhe sérios custos pessoais: alguns membros da sua família foram mortos e torturados. Pelo seu trabalho em prol da Paz, da Dignidade Humana e dos Direitos Fundamentais no Sudão, Salih Mahmoud Osman foi já galardoado em 2005 com a mais alta distinção da Human Rights Watch e recebeu o Prémio International Human Rights da Ordem dos Advogados norte-americana (American Bar Association).

A sua candidatura foi lançada em Julho deste ano por José Ribeiro e Castro e pelos restantes membros da delegação parlamentar europeia que, na altura, visitou o Darfur.

Para José Ribeiro e Castro, "esta é uma vitória do povo do Darfur, da sua sociedade civil, dos não-combatentes. O Prémio Sakharov deste ano reconhece e premeia uma voz corajosa e incómoda que se bate há mais de vinte anos pelos mais fracos numa das regiões mais martirizadas no mundo. Quando estive no Darfur pude constatar a dimensão da catástrofe e as marcas da violência. Ao atribuir o Prémio a Salih Mahmoud Osman, o Parlamento Europeu junta a voz dos povos da Europa à da sociedade civil sudanesa na denúncia da maior crise humanitária da actualidade e na busca de uma solução duradoura para o conflito. Alegro-me que a câmara tenha compreendido a importância desta decisão."

Foi Ribeiro e Castro quem transmitiu a notícia ao vencedor, a quem enviou a seguinte mensagem:

Meu caro Salih Mahmoud Osman,

Acabo de conhecer o resultado da Conferência de Presidentes: GANHOU! O Salih Osman é o vencedor do Prémio Sakharov 2007!

Estamos entusiasmados por esta decisão e cheios com a esperança de que este Prémio Sakharov 2007ajudará à paz, à liberdade e ao desenvolvimento em Darfur e no Sudão.

Vemo-nos em Dezembro em Estrasburgo, para a cerimónia no Parlamento Europeu.

Calorosas felicitações!

Com amizade,

José Ribeiro e Castro, MPE