sábado, 8 de dezembro de 2007

PLÁSTICO



CDS quer que Governo promova redução e reutilização de sacos

O CDS apresentou hoje um projecto que recomenda ao Governo a promoção de campanhas de sensibilização para promover a redução e reutilização dos sacos de compras, manifestando-se contra a taxação desses sacos.

Num projecto de resolução entregue hoje na Assembleia da República, o CDS recomenda ainda ao Governo que crie um plano de incentivos para a colocação nos estabelecimentos comerciais de sacos reutilizáveis, produzidos com materiais recicláveis.

«Considera o CDS-PP que não é através da forma precipitada como o Governo propôs a taxação abusiva da utilização desses sacos que se consegue minorar este problema», refere o projecto dos democratas-cristãos.

Esta proposta surge depois de o Governo ter afastado a possibilidade de cobrar ao consumidor uma taxa de cinco cêntimos por cada saco de plástico utilizado nos supermercados, como explicou quarta-feira o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa.

No projecto, o CDS lembra que em Portugal são utilizadas anualmente 2.000 toneladas de sacos de plástico descartáveis, sendo que um saco de plástico pode demorar até 500 anos a decompor-se na natureza.

«É possível reduzir o número de sacos de plástico utilizados e deve ser promovida a sua reutilização», defende.

Diário Digital / Lusa

07-12-2007 17:16:00